L’aventure commence!

8 11 2009

Este é o post inaugural do blog! Espero que gostem e fico à espera das críticas.

 

Ainda o avião não tinha as rodas na pista e já eu tinha percebido que aqui em (na) França as coisas não funcionam da mesma forma. Bandos de pássaros sobrevoavam a pista de Orly e outros tantos estavam pousados nos arredores da pista e do taxiway. Como conheço a relação difícil entre as turbinas e os pássaros, resta-me concluir que os compatriotas do Astérix e do Obélix devem ter descoberto uma espécie de “turbine friendly bird”, mas claro, em francês. Ou então não.

Ainda no aeroporto, uma espera de 50 minutos pela bagagem de porão, mostrou que nem tudo em (na) França é eficiente.

Depois de mais ou menos 30 minutos de táxi cheguei ao aparthotel. 30 minutos de táxi = €50, o sobrinho do Isaltino aqui não fazia fortuna.

 

O apartamento é espectacular, da janela vejo a torre Eiffel (tirei a fotografia do topo da página da mesma janela). Para saber quando são horas certas basta-me ficar a olhar para a janela e esperar que a torre pisque :). Não digam nada à minha mãe, mas antes de tirar as camisas da mala, já estava a tirar fotos.

Depois das fotos e de arrumar as camisas. Fui testar o caminho até ao trabalho. 17 minutos a pé em passo relaxado. O clima está como costuma estar em Lisboa por altura do Natal e Janeiro, frio, abaixo dos 10º C e daquele ventinho “que até corta”. Acho que daqui a um mês o passo já não vai ser tão relaxado e que vou voltar a ter frieiras nas orelhas!

Dominado que estava o caminho para o trabalho, fui tentar comprar qualquer coisa para comer. Estavam uns outdoors que diziam que a partir de 25 de Outubro o “Les Quatre Temps” (um centro comercial aqui em La Défense) estava aberto aos Domingos.

DSC_1736

 

Mais uma diferença. É verdade que o centro comercial estava aberto, as lojas do centro comercial é que estavam fechadas!

Acabei por tentar jantar num “Bistro” adjacente. Digo que tentei, porque não fui lá muito bem sucedido. Estou determinado no francês e só recorro ao inglês em último recurso. Perguntaram-me se era para jantar e eu tentei responder que sim, mas claramente não correu bem porque trouxeram-me a lista com tudo, menos com os pratos que tinha visto à entrada. Já que era aquele o desafio, resolvi aceitar e apostar numa sandes de “Jambon Cru”. Desconfiava que não era queijo e consegui certificar-me que não tinha manteiga. Descobri que jambon cru é presunto. Também descobri que 25cl de água custam €3,80.

 

Este post foi particularmente comprido, prometo que vou tentar que sejam mais curtos.

Beijinhos e abraços!

Acções

Information

12 responses

8 11 2009
Anónimo

Com uma vista destas até o Jorginho deixava a casa do tio !!! 😀

9 11 2009
Anónimo

Que giro! E eu que nem sabia que ias para (a) França! Diverte-te muito aí em Paris! E podes pôr posts longos à vontade, vai pondo os links no facebook para a malta ir lendo em “tempo real”. Beijinhos!

Raquel

9 11 2009
Anónimo

Marcão distribui aí cabeçadas á la Zidane se alguém se armar em esperto ctg!!!

9 11 2009
Pedro

Jambon Cru, the cornerstone of a nutricious dinner!
O titulo do post está muito fixe, ainda bem que a Andreia não conhece o contexto dessa frase 😛
Eu tentaria ir de comboio/metro carregado de malas só para não pagar 50€ de taxi.
Quanto ao tamanho do post, podes sempre adoptar uma abordagem mais fotográfica e menos textual. Uma imagem vale mais que 1000 palavras.
Ficamos à espera de mais …

9 11 2009
Andreia

Vou dizer à tua mãe…das camisas. Não tens vergonha!!
Em relação à vista do teu quarto, vê lá se não te põe a mostrá-la às francesas trauseuntes. Quem te avisa desta forma tão…tua namorada é 🙂

9 11 2009
Tópai

Espectaculo! Vista deslumbrante ,preços de país do 1º mundo ,muita sorte por ai e parabens pela ideia.Continua.

9 11 2009
Andreia

Em relação ao titulo do post, Pedro, deixa-me dizer que prefiro o «O Marco na França» do que «O Marco e as Francesas». E mais não digo…

9 11 2009
Pedro

Andreia, o título do post é “L’aventure commence!” 🙂

9 11 2009
Oliveira

Alô Marcão:

Já vi que estás em grande… mas com um sério problema:
Andas a fugir ao leite e afins ?
Mal vais com a cozinha francesa… e com as francesinhas !

9 11 2009
Ana

Salut Marco!

Quanto ao título do post, o Pedro já me fez o favor de elucidar. Quanto ao “omarconafranca”, se fosse no tempo da ditadura ias ver, se não fosse “o mar”…

J’adore ta vue. Est-que je peut aller a Paris pour voire ta vue le prochaine fin de semaine? Andreia, heureusement je ne suis pas française! 😀

Bonne chance part tout

10 11 2009
Marco

Certainement, tu es bienvenue!

Merci!

19 11 2009
Sophia

Bem, depois destes magnificos comentários, só me resta dizer que podes arranjar um chapéu pra protejer as orelhas. Daqueles iguais ao do amigo que dá as indicações no “gato fedorento”: “segue segue segue, não bira, segue reto recto recto”!!!
E muitos parabéns pelo Blog! Muito moderno, com bom gosto e com óptimos assuntos e fotos! Mal posso esperar por te visitar!
BEIJOS

Deixe uma Resposta

